Sobre Sobre

Notícias

Fique por dentro das notícias, dicas e informações médicas
de Umuarama e Região.

Gravidez: antes ou depois da cirurgia bariátrica?

Postado em 23/jul/2021

“Essa dúvida é comum e pensando no bem-estar materno e fetal, o recomendado é que a gravidez aconteça pós-bariátrica”, explica o médico cirurgião bariátrico Dr. Fábio Carvalho (CRM 17207). A fertilidade da mulher aumenta após a cirurgia e a orientação médica é que haja uma espera de 18 a 24 meses após a cirurgia para que a mulher engravide. 

 

“A recomendação é que a gravidez ocorra 1 ano e meio após a cirurgia. A anticoncepção é fundamental após a cirurgia , já que a perda de peso causa alterações no metabolismo dos hormônios relacionados ao ciclo menstrual e a fertilidade pode estar aumentada. Outro fator que aumenta a chance de gravidez é a melhora da imagem corporal devido à perda de peso, aumentando assim, o desejo sexual”, completa. 

 

É importante ressaltar que o anticoncepcional oral pode não ser eficaz, logo após a cirurgia de by pass, devido à diminuição da sua absorção.  Já na cirurgia Sleeve, isso não acontece. Por isso a importância de conversar com o seu ginecologista antes da bariátrica , para definir o melhor método anticoncepcional. Para o Dr. Fábio, “o ideal é que a mulher se programe,antes de operar, para evitar a gravidez, durante o primeiro ano após a bariátrica. Depois disso, durante a gestação,o acompanhamento do médico bariátrico, equipe multidisciplinar e do obstetra são fundamentais para a saúde da gestante e do feto ”.

 

Vitaminas

 

É fato que após a cirurgia bariátrica a absorção de substâncias pelo corpo não é mais tão eficaz e por isso, a suplementação vitamínica é imprescindível . “O correto é que essa paciente continue com o acompanhamento de uma nutricionista para indicação de uma alimentação adequada e suplementos vitamínicos, além de vitaminas específicas para a gestação”.

 

Assessoria de Comunicação

Associação Médica de Umuarama

Deixar comentário