Sobre Sobre

Notícias

Fique por dentro das notícias, dicas e informações médicas
de Umuarama e Região.

MARÇO LILÁS: Médicos de Umuarama contra o câncer do colo do útero

Postado em 01/mar/2021

Médicos de Umuarama lançam campanha de conscientização e prevenção do câncer de colo do útero, que será realizada durante todo o mês de março. Com o tema “Março Lilás: informação de qualidade de presente pra você”, a campanha da Associação Médica de Umuarama em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Umuarama e Comissão da Mulher Advogada (CMA), tem o objetivo de divulgar informações e esclarecer dúvidas sobre prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer do colo do útero.


Ginecologistas e Oncologistas associados à AMU participarão de entrevistas, vídeos, bate-papos, lives e ainda responderão dúvidas dos expectadores sobre a doença, que provoca a morte de mais de 6.500 mulheres por ano somente no Brasil. 


Fora o câncer de pele não melanoma, o câncer de colo do útero é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina (atrás do câncer de mama e do colorretal), e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.


Para ajudar as mulheres de Umuarama e região a não entrarem para esta estatística, a Associação Médica, OAB Umuarama e CMA Umuarama, estão preparando dezenas de conteúdos, que serão disponibilizados gratuitamente à população nas redes sociais oficiais da AMU, OAB Umuarama e CMA Umuarama (Facebook e Instagram), como vídeos, entrevistas e dicas de prevenção com médicos especialistas. 


Comece a seguir agora mesmo. Os expectadores também podem participar, enviando perguntas para o WhatsApp (44) 99126-4117 (somente mensagens), ou nos comentários das postagens. 

 

Papilomavírus Humano - HPV


O câncer do colo do útero, também chamado de câncer cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano – HPV (chamados de tipos oncogênicos). 
A infecção genital por esse vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes, porém, em algumas mulheres ocorrem alterações celulares, que podem evoluir para o câncer, por isso, é importante realizar o exame preventivo, conhecido como Papanicolau.


O câncer de colo do útero é a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, e é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina. 

 

Com informações: Liga Contra o Câncer

Deixar comentário