Sobre Sobre

Notícias

Fique por dentro das notícias, dicas e informações médicas
de Umuarama e Região.

Portal da Cidade Umuarama e AMU realizam live sobre saúde materno-infantil

Postado em 24/mai/2021

Acontece na próxima terça-feira (25), a partir das 19 horas, através das redes sociais do Portal da Cidade Umuarama, a esperada Live da Campanha Maio – Mês da Saúde Materno-Infantil, promovida pela Associação Médica de Umuarama - AMU, em parceria com a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama e o Portal da Cidade.  

A live será transmitida simultaneamente nas páginas do Portal da Cidade Umuarama no Facebook e Instagram. Participam médicos especialistas em pediatria, ginecologia e obstetrícia que vão abordar temas como planejamento familiar, fases e doenças da gestação, pré-natal, cuidados com o recém-nascido, entre outros. Eles irão responder perguntas e prestar orientações ao público. Para participar, curta a página do Portal da Cidade Umuarama no Facebook e ative o botão Ativar Notificações

“Mais do que homenagear as mães, a campanha de maio é um verdadeiro presente para todas as mulheres que estão nessa fase tão especial da vida – a maternidade, onde os cuidados com a saúde dela e do bebê são fundamentais”, disse o presidente da AMU, Dr. Fábio Carvalho.

Segundo ele, a parceria com o site e redes sociais do Portal da Cidade Umuarama e Aciu vem reforçar ainda mais a campanha. “Desta forma, informações de qualidade, que tem o objetivo de melhorar a saúde e a vida das pessoas, chegam ainda mais longe”, disse. 

A programação começou no Dia das Mães e vai até o dia 28 de maio, quando é comemorado o Dia Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher e Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna. 

“O objetivo é divulgar conteúdos que ajudem as mulheres que são ou que desejam ser mães, a cuidar mais e melhor da saúde”, destacou o presidente. 

Participam pediatras, ginecologistas, obstetras e outros especialistas que se dedicam à saúde da mulher e das crianças pequenas. 

Confira alguns participantes e temas que serão abordados:

• Dr. Guilherme Guerra, pediatra e imunologista, vai explicar sobre vacinação, antes e durante a gestação e também na infância;

 Dra. Marcela Frederico, ginecologista e obstetra, com o tema Planejamento Familiar;

• Dr. Ney Carlos Amaral, pediatra e homeopata, que vai abordar a saúde do recém nascido;

• Dr. Carlos Lisboa, ginecologista e obstetra, que vai falar sobre as mudanças no corpo da mulher os cuidados com a saúde antes, durante e depois da gestação. 

• Dra. Josiane Saab Rahal, ginecologista e mastologista, que alerta sobre a ocorrência do câncer de mama na gestação, formas de prevenção e tratamento. 

• Dra. Bruna Costa, pediatra, que fala sobre prematuridade e os cuidados com o desenvolvimento das crianças que nascem prematuras. 

Outros temas que serão tratados: prematuridade, saúde mental e bem-estar da gestante e parturiente e como identificar problemas no desenvolvimento infantil. 

De acordo com o Dr. Fabio, os temas foram escolhidos para despertar na comunidade a necessidade do cuidado com a saúde da mulher e da criança. “Agradecemos aos associados que se prontificaram voluntariamente a participar desta campanha, pois estão dando uma contribuição social importante na promoção da saúde. Parabéns a todos e muito obrigado”, disse.

Números preocupantes

O Ministério da Saúde define como morte materna a que ocorre durante a gestação ou em até 42 dias após o nascimento do bebê, por qualquer causa relacionada à gravidez. As principais causas são pré-eclâmpsia, hemorragia, infecções e abortos provocados. As mortes são evitáveis em 92% dos casos. 

Considerando o fator covid-19, os números cresceram assustadoramente. Dados do Observatório Obstétrico Brasileiro Covid-19, destacam que o país tem registrado em 2021 uma média de 31 mortes maternas por semana, número considerado elevado. No ano passado era de 10 mortes por semana.

Morte materna no Paraná

No Paraná, em 2020 foram registrados 17 óbitos maternos pela Covid-19 e neste ano, entre janeiro a abril, 26 óbitos. Em Umuarama, a 12ª Regional de Saúde informou, que em 2020 foi registrada uma morte materna. Em 2021 não houve registros. 

 

Deixar comentário