Sobre Sobre

Notícias

Fique por dentro das notícias, dicas e informações médicas
de Umuarama e Região.

Substâncias químicas como tintas podem causar doenças no sangue, afirma especialista

Postado em 03/mai/2021

Muitas doenças do sangue se desenvolvem a partir do contato com substâncias químicas presentes no ambiente de trabalho. Essas doenças podem afetar qualquer parte do sangue, desde os glóbulos vermelhos, responsáveis pelo transporte de oxigênio, aos glóbulos brancos, que combatem infecções. 

 

A médica hematologista, Arauana Legnani Mohr (CRM 31164), participou do encerramento da “Campanha Abril Para a Saúde – Por uma vida mais saudável”, realizada pela Associação Médica de Umuarama (AMU), no Programa do Tatu, da TV  Caiuá – Rede TV Brasil Sul. A especialista alertou que a presença de substâncias como benzeno, solventes, tintas, agrotóxicos, pesticidas, chumbo, no ambiente de trabalho são fatores de risco para o desenvolvimento de doenças no sangue. 

 

“As doenças provocadas pelo contato com esses elementos têm relação com o tempo de exposição que a pessoa tem com tais substâncias, por isso, é muito importante conhecer o ambiente de trabalho, as substâncias as quais estará exposto, e assim, fazer o uso correto dos equipamentos de proteção individuais”, explicou a médica. 

 

O sangue está presente em todo o corpo e se algo estiver errado pode afetar toda a saúde. Dessa forma, para evitar um diagnóstico tardio, é importante ter conhecimento sobre os sintomas de algumas doenças no sangue, como fadiga, fraqueza, falta de ar, febre, que podem apontar desde problemas hematológicos mais simples até o câncer sanguíneo.

 

Como agem no organismo 

 

Trabalhadores expostos às substâncias químicas como benzeno, tintas, agrotóxicos, pesticidas, solventes, baterias e outras do gênero, podem acabar desenvolvendo doenças como anemias e cânceres. Entre os mais conhecidos está a leucemia. Essas substâncias agem diretamente nas células tronco – responsáveis pela formação do sangue – provocando alteração nas células, dando origem a uma célula clone (célula maligna).

 

Prevenção 

 

A única forma de evitar problemas futuros é a prevenção. “É muito importante que o trabalhador utilize corretamente todo o EPI fornecido. Luvas, máscaras, aventais, podem parecer que não, mas fazem toda a diferença para a saúde”, reforçou a Dra. Aruana. 

 

O acompanhamento médico regular é fundamental. O exame de sangue anual é uma atitude simples, mas muito importante para ajudar na prevenção de problemas e doenças no sangue.

 


Lois Longui
Jornalista 
Movimento Saúde

Deixar comentário