Sobre Sobre

Notícias

Fique por dentro das notícias, dicas e informações médicas
de Umuarama e Região.

Cihdott, uma comissão de salva-vidas

Postado em 18/fev/2019

O Hospital do Câncer Uopeccan tem uma equipe preparada para a captação dos órgãos para doação

 

Você sabe como funciona a captação e doação de órgãos dentro de um hospital? ACihdoot (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante), é responsável por fazer esse trabalho. Todos os hospitais, sejam públicos, privados e filantrópicos, que possuam mais de 80 leitos devem ter a comissão. O trabalho da equipe vai além da captação, eles possibilitam o processo de identificação de possíveis doadores, fazem testes diagnósticos e auxiliam na notificação da família, para que seja reduzido possíveis problemas na efetivação do transplante. 

 

Além disso, as comissões também são responsáveis pela educação continuada dos funcionários da instituição sobre os aspectos de doação e transplantes de órgãos e tecidos; articulação com todas as unidades de recursos diagnósticos necessários para atender aos casos de possível doação.

 

A equipe da Cihdott do Hospital do Câncer Uopeccan, de Umuarama, é formada por uma equipe multiprofissional sendo eles: enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e médicos, um total de 12 pessoas. Além deles, o hospital como um todo é e deve se comportar como parte da equipe, para que o processo seja cada vez mais positivo.

 

O Hospital do Câncer Uopeccan, realizou no ano de 2017 a primeira cirurgia de transplante de fígado do interior do Paraná. Para que isso fosse possível, o hospital precisou cumprir uma série de exigências e requisitos que são estabelecidos pelo SNT (Sistema Nacional de Transplante), e contou com a participação da equipe da Cihdott formada na instituição.

 

Para o Enfermeiro Gelvis dos Santos Trevisan, que hoje atua no Centro Cirúrgico, a equipe é de suma importância em todos os aspectos. “A comissão é importante pelo fato da agilidade do processo e a concretização sendo, positivo ou negativo, formulação de rotinas e protocolos, vale lembrar que tem participação importante na conscientização de todos os colaboradores e sociedade. Uma equipe treinada e preparada faz todo a diferença”, afirma o profissional, que também faz parte da comissão.

 

Hospital do Câncer Uopeccan

 

A unidade conta com um total de 18.183,37 m², lá, além de atendimentos oncológicos, a unidade de Umuarama oferece atendimento geral para algumas especialidades. A estrutura da unidade conta com 215 leitos, 20 leitos de U.T.I e 9 salas cirúrgicas, além da Casa de Apoio para acolher pacientes e familiares.

 

Mensalmente, registramos aproximadamente 9 mil pacientes atendidos, que vêm de diferentes regiões. O Hospital conta com 425 funcionários e mais de 470 voluntários, que trabalham sem fins-lucrativos. 

 

Além dos atendimentos pelo SUS (Sistema Único de Saúde), a Uopeccan tem parceria com convênios e planos de saúde como: Geap, Amil, Unimed, Sanepar, Saúde Caixa, Copel, Cassi, Postal Saúde, Bradesco Saúde, MediService, São Francisco e Fusex. Com eles, os usuários têm acesso aos serviços oferecidos no Hospital, podendo realizar exames, cirurgias, internações e atendimento de urgência e emergência, além de serviços prestados na área da oncologia, como quimioterapia e radioterapia.

Deixar comentário