Sobre Sobre

Notícias

Fique por dentro das notícias, dicas e informações médicas
de Umuarama e Região.

Intolerância à Lactose X Alergia à Proteína do Leite de Vaca

Postado em 13/fev/2019

É fundamental um diagnóstico preciso antes de adotar dietas restritivas

 

Muito se fala sobre as doenças causadas pelo leite de vaca, mas a maior dificuldade é conseguir diferenciá-las. Recebo diariamente mães que chegam a meu consultório não sabendo ao certo o que seu filho tem, e por conta disso qual a dieta correta a seguir, fazendo assim dietas extremamente restritivas. Vamos falar das diferenças das duas doenças mais comuns: Intolerância à Lactose e Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV):

 

Intolerância à Lactose

 

Para entender o que é essa doença, precisamos entender primeiro o que é lactose. Lactose é o açúcar do leite e a criança é sensível a ele, podendo ser sensível desde recém-nascido ou se tornar por algum acontecimento, como o uso de antibióticos ou cirurgias. Com o tempo, a criança deixa de ser intolerante à lactose, com raras exceções, que é o caso de intolerância primária, onde a criança não possui receptores naturais da lactose.

 

Essa criança poderá tomar leite sem lactose ou leite “normal” em pequenas quantidades (dependendo do grau da intolerância). Os sintomas são gastrointestinais: vômitos, diarreias, sensação de barriga estufada e cólicas. Hoje existem medicações que transformam a lactose em outros açúcares.

 

Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV)

 

A proteína do leite de vaca é o próprio leite em si. Essa criança produz células de defesa contra a proteína do leite. O grande agravante é que muitas vezes temos o que chamamos de reação cruzada, ou seja, o organismo também interpreta como proteína do leite de vaca a soja e outras proteínas, tornando-se alérgica a eles. Assim, a única alternativa é usarmos proteínas hidrolisadas, ou seja, quebradas, para enganarmos o organismo.

 

Essas crianças nunca poderão ter contato com leite e derivados, tendo cuidado com cosméticos, medicações, alimentos embutidos, etc. Os sintomas podem variar de edemas, exantemas (alergias de pele) e dispneias (alergias respiratórias), assaduras, vômitos, diarreias e sangue nas fezes. O diagnóstico exato das duas patologias pode ser obtido com testes laboratoriais. Agende já seu horário.

 

.

 

Dra. Renata Boteon 

CRM: 34426

Médica 

Deixar comentário