Sobre Sobre

Notícias

Fique por dentro das notícias, dicas e informações médicas
de Umuarama e Região.

Equipamento avalia composição corporal com tecnologia e precisão

Postado em 23/jan/2019

Dexa, exame de densitometria por dupla emissão de raios-X, traz equilíbrio entre corpo, mente e alma

 

Se você quer perder peso – ou, por outro lado, ganhar peso – precisa de uma avaliação inteligente da composição corporal, afinal a balança mente, pois ela não diz nada se você está tentando ganhar músculos ou perder gordura. O exame de densitometria por dupla emissão de raios-X, conhecido como Dexa, proporciona uma das mais precisas medidas da composição corporal disponíveis, detalhando o que é massa magra, massa gorda e massa óssea do corpo todo, assim como de cada segmento corporal.

 

O exame consiste apenar em deitar sobre a mesa de avaliação com roupas confortáveis e aguardar o scanner passar, o que leva entre cinco a dez minutos. A radiação é mínima – apenas uma fração da radiação de uma radiografia comum, sem as inconsistências verificadas em outros métodos.

 

Manter o peso é muito mais do que cuidado estético: é uma questão de saúde. A Densitometria de Corpo Inteiro é um exame que mede com precisão a massa magra (músculos) e o percentual de gordura. A utilização desse método na avaliação da composição corporal permite a medida da massa óssea e do conteúdo corporal de gordura e massa magra. Pode ser aplicada na medicina esportiva, obesidade, anorexia e em avaliações nutricionais. É um exame não invasivo e não requer nenhum preparo do paciente.

 

 

EFICIÊNCIA E EXATIDÃO

 

O método DXA verifica a composição corporal com densitometria por emissão de raios-X de dupla energia e, ao contrário de qualquer outra técnica, com ele é possível avaliar a distribuição de gordura no corpo por um método considerado “padrão-ouro”, comprovado cientificamente para avaliação da composição corporal (massa muscular, massa gordurosa, gordura visceral e massa óssea).

 

A análise é extremamente útil na avaliação nutricional do indivíduo, na aquisição de massa óssea em fase de crescimento, nos programas de condicionamento físico e na evolução e tratamento de doenças que afetam a estrutura esquelética. Além do corpo inteiro, o exame pode ser realizado em membros específicos como braços, pernas ou tronco separadamente.

 

O exame de corpo inteiro é recomendado para atletas em programa de treinamento físico, assim como para indivíduos não atletas em programas de condicionamento físico e dietas alimentares, além de auxiliar na identificação da atrofia muscular por desuso. É recomendado também em casos de distúrbios alimentares – como anorexia, bulimia e obesidade.

 

-

 

O exame de corpo inteiro é recomendado para:

  • Atletas em programa de treinamento físico
  • Indivíduos não atletas em programas de condicionamento físico e dietas alimentares
  • Atrofia muscular por desuso (inatividade física)
  • Distúrbios alimentares como anorexia, bulimia e obesidade
  • Neoplasias
  • Insuficiência Renal Crônica
  • Crianças em fase de crescimento e desenvolvimento
  • Desenvolvimento intestinais com diarreias frequentes
  • Pós-Fraturas com perda de massa muscular

 

-

 

Dr. Eduardo Zukovski

CRM: 2408

Radiologia RQE – 7341

 

-

 

Dr. Eduardo Frederico Zukovski

CRM: 18072

Radiologia e Diagnóstico por Imagem RQE: 10265

Deixar comentário