Sobre Sobre

Notícias

Fique por dentro das notícias, dicas e informações médicas
de Umuarama e Região.

Evolução na avaliação da função pulmonar

Postado em 22/jan/2019

A pletismografia é um teste de função pulmonar que permite avaliar os volumes pulmonares, de uma forma mais detalhada que a espirometria. A medida desses volumes fornece informações essenciais para a caracterização dos distúrbios presentes nas doenças respiratórias.

 

O pletismógrafo é uma cabine totalmente fechada, onde o paciente permanece durante a realização do exame que permite ao médico determinar os volumes pulmonares e a resistência das vias aéreas. O Exame permite avaliar o volume de gás torácico (TGV), a capacidade pulmonar total, a capacidade residual funcional e o volume residual. O aparelho ainda dá resultados sobre a mecânica respiratória.

 

Segundo o pneumologista Dr. Ronaldo de Souza, o exame não é invasivo e leva cerca de 30 minutos para ser realizado. “A pletismografia, ou prova de função pulmonar completa, é um exame abrangente que avalia a função pulmonar por meio de variações da pressão dentro da cabine na qual o paciente permanece durante a realização do exame. Diferentemente da prova de função pulmonar simples, é destinada à detecção de doenças intersticiais do pulmão, avaliações pré-operatórias e no seguimento de pacientes com problemas respiratórios”, detalha.

 

Dr. Renato Ricci, também pneumologista, relata que a pletismografia é solicitada principalmente quando o médico precisa de detalhes mais profundos dos pulmões. “A pletismografia é indicada para classificar adequadamente distúrbios ventilatórios, para melhor avaliar doenças obstrutivas e respostas ao tratamento, também para detecção e quantificação de processos restritivos de hiperinsuflação pulmonar e de aprisionamento de ar, além da avaliação de incapacidade para o trabalho e pré-operatório de cirurgia pulmonar. A pletismografia é muito importante porque é completa”, finaliza.

 

-

 

Dr. Ronaldo de Souza

CRM: 20247

Pneumologia  RQE: 13913 

Intensivista  RQE: 18046

 

-

 

Dr. Renato Ricci Kauffmann

CRM: 29341 

Pneumologia  RQE: 23344

Clínica Médica RQE: 23343

Deixar comentário