Sobre Sobre

Notícias

Fique por dentro das notícias, dicas e informações médicas
de Umuarama e Região.

Sobrepeso pode refletir diretamente sobre os joelhos

Postado em 18/jan/2019

Cada 5 quilos a mais de peso corporal resultam em uma carga de 20 quilos sobre eles

 

O excesso de peso pode levar uma pessoa a deixar de se locomover com independência e sofrer de muitas dores, pois as articulações dos membros inferiores são altamente vulneráveis ao sobrepeso. Segundo dados do Ministério da Saúde, de 2006 a 2009 a proporção de pessoas acima do peso subiu de 42,7% para 46,6% e o percentual de obesos cresceu de 11,4% para 13,9% no mesmo período.

 

Dentre os muitos problemas gerados pelo sobrepeso, um dos mais comuns observados em consultórios é a dor nos joelhos que acaba ocasionando uma inflamação no local. O ortopedista Rodrigo Munhoz esclarece que qualquer tipo de sobrecarga da articulação do joelho pode favorecer o aparecimento da dor. “Apesar do excesso de peso não ser o único fator que gera sobrecarga, ele pode contribuir, além de provocar uma artrose precoce da articulação”. 

 

A força que passa pelo joelho em uma caminhada num terreno plano corresponde de 3 a 4 vezes o peso do nosso corpo. Isto significa que um acréscimo de 5 kg na balança corresponde a um aumento de 15 a 20 kg sobre a articulação. Já durante uma subida ou descida de escadas ou corrida, a sobrecarga corresponde de 6 a 8 vezes o peso do corpo. 

 

Mesmo comuns, as dores nos joelhos devem receber atenção especial dos pacientes: é fundamental procurar um ortopedista quando há sinais de piora progressiva e/ou inchaço da articulação. Apenas um médico pode examinar seu joelho, solicitar exames necessários, dar um diagnóstico e iniciar o tratamento adequado para cada caso.  

 

----

 

Dr. Rodrigo Ribeiro Munhoz

CRM-PR: 22220

Ortopedia e Traumatologia 

RQE: 13722

 

Deixar comentário