Sobre Sobre

Notícias

Fique por dentro das notícias, dicas e informações médicas
de Umuarama e Região.

Curso Alertas a Riscos de Saúde Mental em Jovens decorrente do uso de redes sociais e smartphones

Postado em 01/nov/2018

 

 

Curso Alertas a Riscos de Saúde Mental em Jovens decorrente do uso de redes sociais e smartphones

 

O uso de tecnologias comunicação, tais como smartphones e redes sociais, tem causado uma série de mudanças comportamentais e problemas de saúde mental. Um estudo publicado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) mostrou que 40% dos professores de escolas localizadas em áreas urbanas já ajudaram algum aluno a enfrentar situações desconfortáveis ocorridas durante o uso da internet, como bullying, discriminação, assédio e compartilhamento de imagens sem consentimento. 

Instituto Nacional de Psiquiatria do Desenvolvimento para Crianças e Adolescentes (INPD) e Telemedicina FMUSP, através do Eixo de Transferência do Conhecimento para a Sociedade, lançam o curso Alertas a riscos de saúde mental em jovens decorrente do uso de redes sociais e smartphones. O objetivo é conscientizar jovens e seus responsáveis sobre os perigos envolvendo tecnologias de comunicação, bem como desenvolver senso de responsabilidade e boas condutas. 

 

Veja o conteúdo programático:

 

Eixo 1 – Mistérios do Cérebro

 

O estudante é convidado a descobrir como nosso cérebro funciona quanto interagimos com o meio ambiente com o Projeto Homem Virtual. Ele também estudará como a neurociência e neurofisiologia explicam algumas de nossas atitudes na era digital.

 

Eixo 2 – Reflexos e Comportamentos


Neste eixo, vamos refletir sobre como a tecnologia nos trouxe benefícios e como ela nos condicionou a certos comportamentos.

 

Eixo 3 – Perigos no mundo digital


Vamos falar sobre algumas armadilhas do mundo digital? A internet traz a falsa impressão de segurança e é por isso que precisamos ter cuidado dobrado!

 

Eixo 4 – Reconhecimento de comportamentos perigosos ou de risco


Muitas atitudes no meio digital parecem inofensivas, mas elas podem trazer consequências bem reais. Vamos refletir sobre nosso comportamento na internet?

 

Eixo 5 – Reconhecimento de hábitos inadequados


O que pode ser compartilhado na internet? Como você lida com sua privacidade digital? O que é publicado na internet tende a ficar lá para sempre, portanto, antes de clicar no botão “compartilhar” vamos refletir um pouco mais?

 

Eixo 6 – Etiquetas e atitudes corretas: reflexão e reforço positivo


Aqui vamos ver como é importante ter responsabilidade digital, mesmo que a internet nos dê a impressão de liberdade total.

 

 

Para quem: público geral, jovens, professores e responsáveis. 
Quando: 05 de novembro a 15 de dezembro de 2018.
Carga horária: 10 horas.
Modalidade: Ensino Interativo Digital.

 

Link para incrição:  http://jovemdoutor.org.br/cursos/controle/inscricao/inscricao/index.php


Inscrições até 04 de novembro.

Deixar comentário