Sobre Sobre

Notícias

Fique por dentro das notícias, dicas e informações médicas
de Umuarama e Região.

Tive câncer do colo do útero aos 27 anos e está tudo bem comigo, diz empresária de 51 anos

Postado em 31/mar/2021

A umuaramense massoterapeuta e empresária, Isabel Lazarin tinha 27 anos quando descobriu o câncer de colo do útero, ela fez o tratamento e está curada. Hoje, com 51 anos, e excelente saúde, afirma: “Valeu a pena, está tudo bem comigo”. Ela aconselha mulheres de todas as idades a se cuidarem, a buscar orientação médica e fazer o acompanhamento corretamente.

 

“Percebi um sangramento anormal fora do meu período menstrual. Não sentia nenhuma dor e nem incomodo, mas mesmo assim, agendei uma consulta com o ginecologista. O médico pediu uma biopsia e o resultado foi assustador: câncer de colo do útero. No primeiro momento fiquei desesperada, era jovem, estava com medo e não sabia o que fazer, mas depois de conversar com o médico fiquei mais tranquila”, relata Isabel. 


A massoterapeuta relembrou que na conversa, o médico lhe apresentou duas opções de tratamento, a conização do colo do útero – que é a retirada apenas do tumor – ou a histerectomia, que retira o útero por completo. 


“Eu optei pela retirada do útero, fiz a cirurgia e nunca mais tive problema algum. O que eu aconselho às mulheres é que não tenham medo, procurem um profissional responsável, se cuidem, olhem com carinho e amor para elas, pois isso irá salvar suas vidas”, completou Isabel. 


Segundo ela, o tratamento foi tranquilo. A massoterapeuta também fala da importância do acompanhamento após o tratamento. “Depois de curado o câncer, fiz exames de rotina a cada seis meses por cinco anos. Depois disso, repito todos os anos o exame preventivo e continuo me cuidando”, relata. 


O depoimento de Isabel faz parte de uma série de vídeos e entrevistas produzidos em alusão ao Março Lilás, que é o mês de prevenção e combate ao câncer de colo do útero, produzidos pela Associação Médica de Umuarama (AMU) em parceria com a Comissão da Mulher Advogada (CMA/OAB) Umuarama, afim de promover a conscientização das mulheres em relação ao seu corpo, com informações de qualidade.

 

Lois Longui e Rosi Rodrigues
Jornalistas
ASSOCIAÇÃO MÉDICA DE UMUARAMA

Deixar comentário