Fique por dentro das notícias, dicas e informações médicas
de Umuarama e Região.
Postado em 02/mar/2021
O atendimento para pacientes com a doença do Novo Coronavírus – Covid-19 através do Sistema Único de Saúde – SUS foi reestruturado em Umuarama. A partir desta terça-feira (2), os pacientes que necessitam de internação passam a ser atendidos exclusivamente nos Hospitais Uopeccan e Cemil.
Seis leitos de UTI e oito de enfermaria que até então estavam funcionando no Instituto Nossa Senhora Aparecida, foram transferidos para o Uopeccan, que recebeu mais 01 UTI, (totalizando 17 com as 10 que já possuía) e mais 22 leitos de enfermaria, (totalizando 50 leitos de enfermaria habilitados). O Hospital Cemil continua com 10 leitos de UTI e 10 leitos de enfermaria habilitados através do SUS. No Total, Umuarama passa a oferecer 27 leitos de UTI e 60 leitos de enfermaria exclusivos para Covid-19.
Os equipamentos da Ala Covid-19 do Nossa Senhora que foi desativada, foram transferidos para o Uopeccan, são 10 respiradores para reforçar o atendimento dos pacientes mais graves.
Outra mudança importante é que o Hospital Uopeccan deixa de atender urgências e emergências gerais para atender exclusivamente Covid-19 e pacientes oncológicos, enquanto durar a crise. Os pacientes com outras patologias serão distribuídos entre os outros hospitais da cidade.
“Não se trata a pandemia com leitos. Mesmo com mais 30 leitos de enfermaria, continuamos com uma fila de 100 pacientes esperando leitos. Então, isso é remediar. É necessário uma consciência coletiva. Somente com ações conjuntas e a efetiva adesão da população, conseguiremos conter o avanço da doença, até que a vacinação alcance uma grande parcela da população”, disse a chefe da 12ª Regional de Saúde, enfermeira Viviane Herreira, ao anunciar as mudanças.
REMANEJADOS
A direção do Instituto Nossa Senhora Aparecida informou que a Ala Covid-19 instalada no hospital desde março do ano passado foi remanejada para o Hospital Uopeccan, seguindo a reestruturação proposta pela 12ª Regional de Saúde.
“Estamos vivendo uma crise mundial em saúde, que está se agravando. O remanejamento que está sendo organizado é para garantir o atendimento dos doentes de Covid-19 sem comprometer a segurança dos demais pacientes”, disse o diretor presidente do Nossa Senhora, o médico Dr. Luiz Carlos Cortez Derenusson.
Segundo ele, o Hospital é referência nacional em cardiologia e tratamento da obesidade, o que acarreta em alto risco biológico para os pacientes com comorbidades como pressão alta e diabetes – doenças comuns em cardíacos e obesos, grupo de maior risco de complicações pelo Covid-19.
O Nossa Senhora vai reforçar o atendimento de Urgência e Emergência e Clínica Médica. “As outras doenças não pararam de existir durante a Pandemia. Nosso hospital está pronto para dar o suporte necessário à saúde de toda a região, como tem feito nos seus mais de 50 anos de atividades. Todos os hospitais de Umuarama estão realizando um trabalho conjunto, um esforço enorme buscando a melhor forma de enfrentar essa crise que nos assola. Diante de um momento tão delicado, só nos resta pedir a população que colabore com as medidas de prevenção”, apelou o médico.
MOVIMENTO SAÚDE