Sobre Sobre

Notícias

Fique por dentro das notícias, dicas e informações médicas
de Umuarama e Região.

70 anos de AMB: homenagem aos médicos do Brasil

Postado em 26/jan/2021

Em 26 de janeiro de 1951, há exatos 70 anos, nascia uma das mais importantes instituições da República Federativa do Brasil: a nossa AMB.

Legítima representante e liderança dos profissionais de Medicina do País, a Associação Médica Brasileira foi erguida em pilares de boa prática e dignidade profissional, do valor à relação médico-paciente, do amplo compartilhamento do conhecimento científico de excelência e da qualidade da assistência aos pacientes.

Era outro século, tempos sem tecnologia, internet e suas redes sociais. Tínhamos por aqui somente 51 milhões de habitantes, 18 mil médicos, sendo que as faculdades de medicina somavam duas dezenas. Não havia ressonância, tomógrafo e telemedicina, algo impensável, quando muito uma peça de ficção em livros ou no cinema.

Quando a AMB se apresentava ao Brasil, não havia nem Código de Ética Médica. O primeiro CEM foi elaborado justamente pela Associação Médica Brasileira em 1953.

Defender a qualidade da atenção médica no Brasil, contribuir para o desenvolvimento da Medicina e a valorização do médico foi o tripé da missão da AMB. Princípios que honra e defende desde sempre, até hoje, a cada dia.

Setenta anos passados o mundo é outro. Século XXI, o progresso científico e os avanços tecnológicos nos posicionam em patamar completamente diferenciado. Temos consultas a distância, cirurgias robóticas, exames complementares de diagnóstico quase mágicos e uma infinidade de novos agentes terapêuticos.

Há igualmente desafios de saúde inimagináveis nos idos de 1950. A Covid-19, só para citar o mais agudo deles, faz milhares de vítimas em uma crise sanitária sem precedentes, aqui, milhões em todo mundo.

Enfim, o cenário é novo, as respostas são novas, as possibilidades novas e as ameaças igualmente. Os médicos brasileiros e a Associação Médica Brasileira também são dialeticamente outros, com mais recursos, conquistas e um lastro de aprendizado e de bons serviços prestados aos cidadãos.

Os 70 anos vividos, contudo, não transformaram a essência do que mais tem valor em nossa Medicina: os médicos do País, agora mais de 500 mil, mantêm-se fiéis aos sólidos princípios éticos e ao compromisso com a saúde da população, tendo ao seu lado a Associação Médica Brasileira.

Assim, ao comemorar mais um ano de existência, todos nós da AMB nos solidarizamos com a sociedade brasileira pelos enormes sofrimentos impostos pela pandemia e com nossos médicos que, mais do que nunca, nesse momento, têm demonstrado o quanto prezam pela saúde e a vida de seus pacientes.

Associação Médica Brasileira, Diretoria
26 de janeiro de 2021

Deixar comentário