Sobre Sobre

Notícias

Fique por dentro das notícias, dicas e informações médicas
de Umuarama e Região.

Profissionais de saúde são vacinados contra Covid-19 em Umuarama

Postado em 20/jan/2021

A vacinação contra Covid-19 em Umuarama teve início nesta terça-feira, 19,  às 19 horas, na sede da 12ª Regional de Saúde, em uma cerimônia simbólica cercada de emoção. Num misto de alegria, esperança e fé, oito profissionais de saúde, que atuam na linha de frente do tratamento da Covid-19, receberam as primeiras doses do imunizante Coronavac – do Instituto Butantan/ Laboratório Sinovac. 
O município de Umuarama irá aplicar inicialmente 1.600 doses, destinadas aos profissionais de saúde que atuam na linha de frente no atendimento aos pacientes com suspeita ou positivados para a Covid-19 e idosos abrigados em instituições de longa permanência (asilos). Em toda a região o total é de 3.120 doses – que vão imunizar profissionais de saúde e idosos abrigados de 21 cidades.

Esperança e alegria

Conforme informou a secretária Municipal de Saúde, Cecília Cividini , a imunização será disponibilizada imediatamente aos demais profissionais de saúde e na sequência a outros grupos prioritários. A segunda dose deve ser recebida em quatro semanas. “É um momento de grande esperança e alegria, pois agora temos uma arma importante para combater a pandemia em nossa cidade. Começamos pelos profissionais de saúde, importantíssimos no atendimento e tratamento dos pacientes da Covid-19, que tem salvo muitas vidas. Depois atenderemos outras faixas da população, seguindo o Plano Estadual de Imunização (PEI) estabelecido pela Sesa”, definiu Cecília Cividini.

Luz no fim do túnel 

O médico pneumologista e intensivista, Dr. Ronaldo de Souza, que chefia a Ala Covid-19 do Hospital Cemil foi um dos primeiros a tomar a vacina e lembrou a batalha dos últimos 10 meses, desde que foi declarada a pandemia no Brasil e os primeiros casos começaram a ser diagnosticados em Umuarama, que como em todo o país, teve a inexperiência frente a um vírus desconhecido. Ele agradeceu aos profissionais, elencando a gama de áreas da saúde com pessoas envolvidas no entendimento a pacientes de covid, mas ressaltou que a luta está longe do fim. "Hoje estamos começando a ver uma luz no fim do túnel, mas essa luz ainda está longe, até que todos sejam vacinados na população do Brasil e do mundo. A situação não está fácil, não pensem que a vacina vai salvar todo mundo em pouco tempo, a estimativa é de ter a população totalmente vacinada só em 2022. Temos que continuar nos cuidando", destacou.

Os primeiros a serem vacinados

Entre os primeiros umuaramenses imunizados contra o coronavírus estão médicos, técnicos de enfermagem, enfermeiro e auxiliar de serviços gerais de unidades de saúde de Umuarama.

Ordem de vacinação: 
Primeira aplicação: Auxiliar de enfermagem UBS Ouro Branco - de mais idade entre as técnicas do município: Maria da Glória Souza
Técnica que aplicou a vacina: Luzia Alvarenga
Segunda aplicação: Dra Carla Dalpont - médica responsável da Ala Covid UOPECCAN
Terceira aplicação: Enfermeira Geovana Priscila Cheron Piva - equipe Hospital UOPECCAN
Quarta aplicação: Dr Ronaldo de Souza - pneumologista Hospital Cemil
Quinta aplicação: Técnica de enfermagem Joice dos Prazeres Silva - equipe Hospital UOPECCAN
Sexta aplicação: Dr Raphael Chalbaud Biscaia Hartmann - infectologista do Hospital Nossa Senhora Aparecida
Sétima aplicação: Cristiani Andrade Martins Barbosa - serviços gerais Ala Covid do Hospital UOPECCAN
Oitava aplicação: Luzia Alvarenga - técnica de enfermagem

Deixar comentário