Fique por dentro das notícias, dicas e informações médicas
de Umuarama e Região.
Postado em 04/fev/2019
Laringe: é um órgão complexo localizado no pescoço entre a traqueia e a base da língua, responsável pela fonação (voz), além de permitir a passagem do ar para a traqueia e os pulmões. É na laringe que estão localizadas as cordas vocais.
O que é Câncer de Laringe?
Câncer de laringe é um tipo de tumor que acomete um órgão popularmente conhecido como “garganta”. Ocorre quando as células normais da laringe sofrem mudanças e se multiplicam desordenadamente fora do controle causando sintomas.
Quais são os fatores de risco?
O hábito de fumar e o consumo de bebidas alcoólicas aumentam sobremaneira o risco para o câncer. As pessoas que possuem os dois hábitos têm o risco potencializado, assim como aquelas que iniciaram a exposição em idades mais precoces.
Outros fatores de risco incluem infecções virais como o Papiloma Vírus Humano, doenças que deprimem o sistema imunológico como a Aids, pacientes transplantados com imunossupressão, exposição à radiação e fatores genéticos.
Quais são os sintomas?
Os sintomas podem variar dependendo do estágio da doença. Muitas vezes os quadros iniciais são confundidos com outras doenças mais comuns e podem levar ao retardo no diagnóstico.
Em geral o sintoma mais prevalente é a mudança na voz com rouquidão persistente. mas pode incluir ainda dor e dificuldade para deglutir, tosse, expectoração com sangue, falta de ar e fraqueza. Em casos com disseminação local podem ocorrer o aparecimento de gânglios aumentados na região do pescoço. Nos casos avançados com metástases para outros órgãos podem ocorrer sintomas mais severos como anemia e emagrecimento.
Como é feito o diagnóstico?
O raciocínio para o diagnóstico é baseado na história clínica, fatores de risco, exame físico e exames complementares. A visualização da laringe (laringoscopia) através de uma microcâmera, permite a avaliação do tumor e também posterior coleta de material (biópsia). Os exames de radiologia definem as dimensões do tumor e se há ou não sinais de disseminação à distância.
Qual é o tratamento?
A escolha do tratamento dependerá do estágio da doença e poderá incluir cirurgia, radioterapia e quimioterapia. Nos casos descobertos no início, algumas vezes é possível um esquema de tratamento para preservação de órgãos, diminuindo as chances de sequela na voz.
-
Dr. Eduardo Rodrigues da Silva
CRM-PR: 26542
Cirurgia Geral – RQE: 19625
Cirurgia Oncológica – RQE: 22017
Dr. Erico Neimar Ferneda
CRM-PR: 23470
Cirurgia Geral - RQE 2244
Cirurgia Oncológica - RQE 18538
Dr. Francisco Guilherme Fernandes
CRM-PR 25.678
Cirurgia Geral - RQE 1478
Cirurgia Oncológica - RQE 17618