Sobre Sobre

Notícias

Fique por dentro das notícias, dicas e informações médicas
de Umuarama e Região.

Pequenos procedimentos em atenção primária e saúde

Postado em 01/fev/2019

Primeiro nível do sistema de serviços de saúde é porta de entrada no atendimento da população

 

A realização de pequenos procedimentos diretamente na Unidade Básica de Saúde agiliza o atendimento de pacientes e traz excelentes resultados em sua recuperação. Com apoio da Prefeitura Municipal de Umuarama, o trabalho da Atenção Primária à Saúde (APS) na Unidade Básica de Saúde do bairro Cidade Alta apresenta resultados de sucesso.

 

O médico Eguimar Roberto Martins, residente em medicina da família e da comunidade, explica que a APS é o primeiro nível do sistema de serviços de saúde e deve funcionar como porta de entrada preferencial no atendimento aos pacientes, que recebem ações resolutivas sobre os problemas de saúde. “Procedimentos como análises de lesões suspeitas já são encaminhados com os resultados aos especialistas, resultando em menor tempo de espera e baixo risco de complicações”, detalha.

 

Ele conta que o trabalho desenvolvido na UBS Cidade Alta é estendido aos usuários das demais unidades. “Dentre os diversos níveis de atenção do sistema municipal da saúde, a APS do Cidade Alta faz atendimentos baseados na Política Nacional de Procedimentos Cirúrgicos Eletivos de Pequena Complexidade Ambulatorial. 

 

Os procedimentos realizados pela equipe de trabalho na UBS Cidade Alta evitam o estrangulamento dos serviços dos outros níveis de atenção, o que contribui para o aumento da resolutividade da Atenção Primária à Saúde, conforme esclarece a médica Fernanda Biscaro de Carvalho, que também atua na Atenção Primária à Saúde. “Temos como objetivo principal orientar sobre a prevenção de doenças, solucionar os possíveis casos de agravos e direcionar os mais graves para níveis de atendimento superiores em complexidade. A atenção básica funciona, portanto, como um filtro capaz de organizar o fluxo dos serviços nas redes de saúde, dos mais simples aos mais complexos”, finaliza.

 

-

 

Dr. Eguimar Martins 

CRM: 36208

Médico 

 

Dra. Fernanda Carvalho 

CRM: 29881

Medica

Deixar comentário