Sobre Sobre

Notícias

Fique por dentro das notícias, dicas e informações médicas
de Umuarama e Região.

AMU promove aula sobre doenças respiratórias

Postado em 13/Jul/2018

A Associação Médica de Umuarama – AMU realizou na noite de quarta-feira (11), a terceira aula do Programa de Educação Continuada, em parceria com a Universidade Corporativa da Associação Médica do Paraná. Os temas abordados foram Asma e DPOC – Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica.

 

O encontro reuniu médicos de toda a região. A maioria atende em Unidades Básicas de Saúde e enfrentam todos os dias os desafios de diagnosticar e tratar estas e outras doenças com os recursos ofertados pela saúde pública.

 

Foram abordadas as últimas descobertas da medicina sobre o tema e as opções disponíveis de tratamento através do Sistema Único de Saúde – SUS.

 

Orientações importantes como, quando encaminhar o paciente ao especialista e a rotina e acompanhamento dos pacientes com doenças crônicas respiratórias nas unidades de base, foram discutidas. Um consenso entre os médicos é que, tanto para a Asma quanto para a DPOC, o tratamento e acompanhamento do paciente deve ser constante.

 

Asma

 

O médico pneumologista Dr. Fabrício Zarenko Ziliotto proferiu a aula sobre asma - uma doença inflamatória crônica das vias aéreas, que pode ser leve, moderada ou grave. Segundo o médico, o tratamento é indicado de acordo com os sintomas e gravidade de cada caso.

 

O pneumologista apresentou as últimas atualizações sobre a doença e os protocolos clínicos utilizados. O profissional destacou os medicamentos que não devem ser receitados para pacientes com Asma. “Uma das maiores dificuldades no tratamento da asma é o uso inadequado dos medicamentos”, destacou.

 

Ziliotto enfatizou a necessidade de orientar o paciente sobre o uso correto dos medicamentos, toda vez que ele retornar ao consultório. “Isso é importante para aumentar a adesão do paciente ao tratamento e, consequentemente, para uma melhor resposta ao mesmo”, salientou.

 

DPOC

 

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica – DPOC tem como principal causa o tabagismo. De acordo com a médica pneumologista Dra. Karina Farah, que proferiu a segunda aula da noite, a doença é a 5ª causa de mortes no Brasil. Todos os anos são gastos mais de R$ 75 milhões em recursos no tratamento da DPOC, que é progressiva e não tem cura.

 

A médica destacou a importância do diagnóstico correto da doença e os exames recursos possíveis para se chegar a ele. “O tratamento é farmacológico a fim de aliviar os sintomas e barrar a progressão da doença. Cessar o tabagismo é fundamental”, disse.

 

Segundo a Dra. Karina, a DPOC não é uma doença isolada, “mas uma doença que afeta todo o corpo, com ocorrência de várias comorbidades, como o câncer de pulmão, por exemplo”. Diferente da Asma, que se manifesta em crises, a DPOC apresenta sintomas respiratórios persistente e progressivos.

 

Além de parar de fumar e utilizar corretamente os medicamentos indicados, a especialista recomenda a prática de atividades físicas como um aliado no tratamento.  “Insistam com seus pacientes. Apenas 30 minutos por dia, já faz muita diferença”, enfatizou.

 

PARTICIPE! 

 

O Programa de Educação Continuada da Associação Médica de Umuarama é realizado em parceria com a Universidade Corporativa da Associação Médica do Paraná, exclusivamente para médicos. Os encontros acontecem uma vez por mês, sempre no auditório do Senac de Umuarama. As aulas são gratuitas e os médicos recebem certificado de participação.

 

 

Para mais informações: (44) 3622 - 2454 / 3622 - 6418 / (44) 99923-4198 (whatsapp) 

 

(Movimento Saúde - Fotos: Rosi Rodrigues)

 

 

 

Outras fotos

Deixar comentário